obituário

Morreu voluntária do Natal do Coração Terezinha de Lourdes Valcanover

Fotos: Arquivo Pessoal

A santa-mariense Terezinha de Lourdes Valcanover, 60 anos, passou a infância no Coração do Rio Grande, onde nasceu, cresceu e conquistou amigos e familiares. Por quase 40 anos, Terezinha foi casada com o ferroviário aposentado José Aldori Valcanover, 64 anos. O casal teve os filhos Diego, 38 anos, e Thiago Valcanover, 33. O xodó da idosa era o único neto, João Victor, 14 anos. Os dois eram muito apegados. Quando estavam juntos, não faltava diversão.

- Ela era só sorrisos quando o João estava por perto. Tinha uma grande paixão pelo neto. Os dois eram um grude só - conta José Aldori.

Por 17 anos, Terezinha morou em Dilermando de Aguiar. Em função do trabalho do marido, ela morou, durante três anos, em Jaguari.

De riso fácil, Terezinha conquistava novos amigos por onde passava. Nas cidades onde morou, deixou a marca da generosidade e do companheirismo.

Após José Aldori se aposentar, a família se mudou para Santa Maria. O Bairro Tancredo Neves, na região oeste da cidade, foi o local escolhido para a morada.

Terezinha participava da organização do Natal do Coração. A alegria dela era confeccionar enfeites com garrafas pets para decorar as praças e ruas de Santa Maria.

Uma das coordenadoras do Natal do Coração e amiga pessoal de Terezinha há mais de 25 anos, Marquita Quevedo guarda a lembrança de uma pessoa alegre, divertida e disposta:

- Terezinha tinha um coração solidário. Estava sempre pronta para ajudar. Por oito anos, ela se dedicou ao Natal do Coração. Mesmo comprometida com o trabalho e com outras ações de voluntariado, ela nos procurava para saber se precisávamos de algo.

A realização profissional era outra marca da idosa. Por três anos, Terezinha trabalhou na empresa Croasonho. Segundo Thiago, esse foi um dos períodos mais felizes da vida dela:

- Mesmo com problemas de saúde, esse trabalho foi muito importante para ela. Todos os dias, nos contava o quanto era admirada por colegas e pela chefia. Ela acordava feliz para ir trabalhar.

Em julho de 2018, a saúde de Terezinha piorou. Ela faleceu em razão de parada cardiorrespiratória e falência múltipla dos órgãos, em 25 de outubro. A idosa foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária Cauzzo 

06/12
Clementina Magdalena Vieira Dalla Porta, aos 92 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria

07/12
Sylvia Ines Motti Tholozan, aos 63 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

08/12
João Batista Silveira, aos 63 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Rita de Cássia Alves, aos 56 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para [email protected] ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu pintor e jogador de futebol amador Gilmar dos Santos Fernandes Anterior

Morreu pintor e jogador de futebol amador Gilmar dos Santos Fernandes

Morreu o pintor Adair de Oliveira Próximo

Morreu o pintor Adair de Oliveira